Subversão Analítica

Subvertendo as opniões e discutindo de forma honesta e crítica!

Com o pensamento voltado para o desejo, o desejo do Outro (grande outro), para diferenciá-lo do outro (pequeno), o objeto percebido e intencionado. Neste momento conceitual, a enunciação que aparece na relação de fala, comanda e produz os efeitos inconscientes, os tropeços na relação da linguagem. Há aí o pressuposto de que esse Outro, como lugar dos significantes, possa dar uma resposta à investigação analítica. A Psicanálise estaria propondo uma investigação do sentido da linguagem inconsciente. Seria a recuperação da verdade subjetiva, anteriormente investigada pela introspecção, agora, produzida pelo método da Associação Livre e com o manejo da Transferência.

*Jacques Lacan. Linguagem. Desejo e Gozo.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Ensinamentos Xamanicos por Carlos Castaneda

Carlos Arana Castaneda foi um escritor e antropólogo formado pela Universidade da Califórnia (UCLA). Nasceu no Brasil, em uma cidade do Vale do Paraíba e foi criado em uma fazenda próxima a cidade de Mairiporã, interior de São Paulo. Passou a ser conhecido em, 1968, após a publicação de sua dissertação de mestrado intitulada The Teachings of Don Juan - a Yaqui way of knowledge, lançado no Brasil com o titulo de A Erva do Diabo.

Castaneda decidiu realizar uma pesquisa sobre os rituais indígenas com plantas de poder, seu mestre, o brujo conhecido por Don Juan Matus (nome fictício criado pelo escritor), índio da tribo Yaqui do deserto de Sonora, no México. Don Juan ao perceber o interesse do estudante sobre os conhecimentos xamanicos e por ver algo especial no jovem, resolveu transformá-lo em um aprendiz e começou a lhe ensinar sobre a arte do guerreiro, do homem de conhecimento.

Sua obra consiste em onze livros autobiográficos escritos como uma espécie de diário ao longo de 30 anos, no qual relata suas experiências decorrentes da associação com o brujo. Ele passa a conviver com uma realidade totalmente nova para um homem ocidental com crenças cristãs. Os três primeiros livros (A Erva do Diabo, Uma Estranha Realidade e Viagem a Ixtlan) conta a sua experiência com eteogenos como o peyote (mescalina) e com algumas misturas de tabaco, raízes e cogumelos.

Após este período, as plantas não foram mais necessárias, já que elas tem a função de ser apenas uma ferramenta para alcançar uma outra realidade, realidade esta, que o conduziu para um novo universo cheio de conhecimentos. A Erva do Diabo se tornou um best-seller entre os jovens do movimento hippie e da contracultura, que rapidamente elegeram Castaneda um guru da nova era e formaram legiões de admiradores.

Uma controvérsia se formou em torno de sua figura tanto por parte de admiradores, que queriam encontrar Don Juan pessoalmente e de alguma forma fazer parte do processo de aprendizado, quanto de céticos, que queriam encontrar motivos para desacreditá-lo academicamente, argumentando que o testemunho fornecido em seus escritos era ficcional e apontando a escassez de fontes documentais sobre sua pesquisa de campo junto ao mestre indígena.

O que pode-se dizer sobre a sua obra, é que é muito enriquecedora, com ensinamentos que explicam cada passo da humanidade e o seu comportamento. Explicações sobre o funcionamento deste universo e a abertura para o conhecimento das forças que regem o planeta. Figura enigmática que dificilmente era encontrado, em poucas ocasiões ele foi visto, até mesmo a imagem mais conhecida dele, dizem que não era realmente dele.

Em nossa visão ordinária (nossa visão cotidiana) exitem limites, para um guerreiro o único limite é o infinito. As forças deste universo são decifradas em sua obra, e vale a pena conferir e tentar ao menos entender o caminho de um homem de conhecimento.

Obras do autor:

A Erva do Diabo - 1968
Uma Estranha Realidade - 1971
Viagem a Ixtlan - 1972
Porta Para o Infinito - 1975
O Segundo Círculo do Poder - 1977
O Presente da Águia - 1981
O Fogo Interior - 1984
O Poder do Silêncio - 1987
A Arte do Sonhar - 1993
Passes Mágicos - 1998
O Lado Ativo do Infinito - 1999
Roda do Tempo - 2000

Todos os livros estão sendo relançados pela Editora Record/Nova Era

Indicação para introdução à sua obra:


"Você deve cultivar a idéia de que um Guerreiro não precisa de nada. Diz que precisa de ajuda. Ajuda pra quê? Você tem tudo o que é preciso para a viagem extravagante que é a sua vida."
*Don Juan Matus

Nenhum comentário:

Postar um comentário