Subversão Analítica

Subvertendo as opniões e discutindo de forma honesta e crítica!

Com o pensamento voltado para o desejo, o desejo do Outro (grande outro), para diferenciá-lo do outro (pequeno), o objeto percebido e intencionado. Neste momento conceitual, a enunciação que aparece na relação de fala, comanda e produz os efeitos inconscientes, os tropeços na relação da linguagem. Há aí o pressuposto de que esse Outro, como lugar dos significantes, possa dar uma resposta à investigação analítica. A Psicanálise estaria propondo uma investigação do sentido da linguagem inconsciente. Seria a recuperação da verdade subjetiva, anteriormente investigada pela introspecção, agora, produzida pelo método da Associação Livre e com o manejo da Transferência.

*Jacques Lacan. Linguagem. Desejo e Gozo.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Da série: Falso Moralismo!

Uma notícia que eu gostaria muito de ver por aí seria com manchetes do tipo: "Sarney pede pra sair", ou "Caíu a casa do Sarney", ou talvez "Descoberta todas as falcatruas do Sarney", ou mais ainda " Sarney deve devolver ao cofre do estado 99% de sua fortuna".

O Presidente do Senado José Sarney pediu investigação sobre a destruição promovida pelo MST no interior paulista. Falso moralismo é pouco para justificar tal pedido, não estou aqui defendendo a invasão e muito menos a destruição da área invadida, a questão é alguém com o histórico que ele tem na política brasileira, pedir esclarecimentos sobre algum assunto que seja.

Imoral, assim eu descrevo este ilustre cidadão, coronel da região norte do país, é só dar uma passada por esses lados e citar o sobrenome "Sarney", a reação das pessoas é um misto de medo com "meu Deus, o que ele vai fazer agora?". É claro para todos o quanto este senhor deve de explicações para o povo brasileiro. Não se tem noção do que o "coronelado" de Sarney já foi capaz de produzir, a sua imagem está desgastada, a sua máscara já caiu, mas ninguém consegue derrubá-lo do poder, pois este, tem muito poder pelas bandas daqui.

A sua vasta posse de terras, já devem ter sido invadidas diversas vezes e agora ele quer explicações sobre a última invasão do Movimento dos Sem Terra. Neste caso de invasões às suas terras é mais complicado exigir investigação, pois seria preciso também investigações sobre como este senhor adquiriu tais terras.

A muito se promete a tal reforma agrária, e a muito se fala e a pouco se faz. Todos tem o direito de ter um pedaço de terra em que possa construir a sua existência. A escravidão acabou e os que tinham o direito as terras, não sentiram nem o cheiro deste direito, apenas foram libertados com o único direito de sobreviver em uma sociedade injusta onde muito poucos tem muito, e outros tantos não tem nada.

Apóio a revolução, mas que seja realizada de forma inteligente, inteligência de corromper o Sr. Sarney tem muita, façamos diferente, lutemos pelos direitos que são válidos, de forma válida.

"Para mim nada, para nós tudo"
Emiliano Zappata

Não entendeu? Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário