Subversão Analítica

Subvertendo as opniões e discutindo de forma honesta e crítica!

Com o pensamento voltado para o desejo, o desejo do Outro (grande outro), para diferenciá-lo do outro (pequeno), o objeto percebido e intencionado. Neste momento conceitual, a enunciação que aparece na relação de fala, comanda e produz os efeitos inconscientes, os tropeços na relação da linguagem. Há aí o pressuposto de que esse Outro, como lugar dos significantes, possa dar uma resposta à investigação analítica. A Psicanálise estaria propondo uma investigação do sentido da linguagem inconsciente. Seria a recuperação da verdade subjetiva, anteriormente investigada pela introspecção, agora, produzida pelo método da Associação Livre e com o manejo da Transferência.

*Jacques Lacan. Linguagem. Desejo e Gozo.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Lula, o Filho do Brasil

Podem falar o que quiserem, mas, ao meu ver, o Brasil melhorou significativamente no governo Lula, apesar dos mensalões e afins. Está longe, muito do longe do ideal, mas a atual gestão tem muitos méritos.

A imagem do Brasil no exterior com o governo Lula está cada vez melhor, sim, ele é um semi-analfabeto, mas isso não quer dizer que ele é burro. Um homem de grandes idéias, que conquistou o homem mais poderoso do mundo, Barack Obama, e este em certa ocasião virou para o nosso presidente e disse aquela frase já famosa: “ele é o cara”.

Mas não estamos aqui para falar de política ou sobre as atuações do governo. Foi divulgado o primeiro trailer do filme “Lula, o Filho do Brasil”, baseado na biografia escrita por Denise Paraná, ex-assessora do presidente.

A trama acompanhará a trajetória de sua vida, do nascimento, passando pela morte da mãe (Dona Lindu, interpretada por Glória Pires), pelo período no qual esteve preso por liderar manifestações ilegais em São Paulo, até os anos 80 quando foi fundado o PT (Partido dos Trabalhadores). Segundo o diretor Fábio Barreto, o longa conta a história de "um homem comum, um brasileiro que sai do nada, e se transforma em um homem extraordinário".

O elenco é formado por Rui Ricardo Diaz, Glória Pires, Milhem Cortaz, Cléo Pires e Juliana Baroni. A fita tem estréia prevista para o dia 1º de Janeiro de 2010, em pleno ano eleitoral.

Um comentário:

  1. Concordo com você. O cara tem um monte de erros, porém não podemos negar seus acertos, ninguém fez tanto pelo país quanto ele.
    To querendo ver o filme.

    ResponderExcluir