Subversão Analítica

Subvertendo as opniões e discutindo de forma honesta e crítica!

Com o pensamento voltado para o desejo, o desejo do Outro (grande outro), para diferenciá-lo do outro (pequeno), o objeto percebido e intencionado. Neste momento conceitual, a enunciação que aparece na relação de fala, comanda e produz os efeitos inconscientes, os tropeços na relação da linguagem. Há aí o pressuposto de que esse Outro, como lugar dos significantes, possa dar uma resposta à investigação analítica. A Psicanálise estaria propondo uma investigação do sentido da linguagem inconsciente. Seria a recuperação da verdade subjetiva, anteriormente investigada pela introspecção, agora, produzida pelo método da Associação Livre e com o manejo da Transferência.

*Jacques Lacan. Linguagem. Desejo e Gozo.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Meu pai, meu herói!

O que está havendo com o mundo? Neste inicio de ano algumas notícias me levaram a pensar: mas que porra está acontecendo?

Em Porto Alegre, um homem de 62 anos atirou pela janela do 12º andar de um prédio no centro da cidade, a sua filha de 3 anos e logo após se suicidou. Em Peruíbe, no litoral paulista, o pai jogou seus dois filhos, de 3 e 4 anos, de uma passarela e logo após também se suicidou. Uma das crianças morreu e a outra encontra-se em estado grave.

Em 2008, na cidade de São Paulo ocorreu um dos episódios mais explorados pela mídia, o “Caso Nardoni”. Alexandre Nardoni e sua esposa Anna Jatobá, foram acusados de matar a menina Isabella, de apenas 5anos, que caiu do 6º andar do prédio onde moravam seu pai e sua madrasta. O episódio trágico foi explorado de forma sensacionalista por todos os veículos, causando uma comoção pública.

O que mais chama atenção nesses casos, é o fato de um pai, aquele que deveria ser o “protetor” ser o responsável por tais atos. No entanto, a pergunta que não quer calar é como um pai é capaz de tomar tal atitude contra o seus próprios filhos.

Os motivos que levam os genitores a tomarem esta atitude contra os seus rebentos, é algo que nos conduz a discussões sobre o comportamento humano e suas causas.

Alguns poderiam dizer que a miséria é um dos motivos causadores, mas em dois destes casos se tratam de famílias de classe média, então o buraco é mais embaixo. Contudo, estes não foram os únicos incidentes que ocorreram de pais matando filhos, só neste fim de ano tivemos alguns casos.

A opinião pública pode os identificar como monstros, mas se formos classificá-los desta forma, perdemos toda uma discussão sobre a insanidade que assombra os 5 cantos do planeta. A humanidade anda meio perdida, sem foco, sem amor, com um vazio cada vez maior dentro de si. Preencher este vazio é que é tão complicado, podemos dizer que com Deus conseguiríamos, mas a questão é que as pessoas procuram Deus embaixo de algum teto, e em muitos casos a loucura impera nesses lugares. Sem generalização, apenas mostrando o quanto é difícil alguém encontrar uma verdade que preencha o vazio.

O mundo vive uma constante busca, mas não se sabe do que, todos sentem que está faltando alguma coisa, mas o que? Onde podemos encontrar? Eu sempre procuro dentro de mim, porque tudo que eu preciso está aqui dentro, todas as respostas para os anseios e inclusive para Deus, que eu prefiro denominar de “Amor”, pois isto é o responsável pelas melhores ações e também pelas piores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário