Subversão Analítica

Subvertendo as opniões e discutindo de forma honesta e crítica!

Com o pensamento voltado para o desejo, o desejo do Outro (grande outro), para diferenciá-lo do outro (pequeno), o objeto percebido e intencionado. Neste momento conceitual, a enunciação que aparece na relação de fala, comanda e produz os efeitos inconscientes, os tropeços na relação da linguagem. Há aí o pressuposto de que esse Outro, como lugar dos significantes, possa dar uma resposta à investigação analítica. A Psicanálise estaria propondo uma investigação do sentido da linguagem inconsciente. Seria a recuperação da verdade subjetiva, anteriormente investigada pela introspecção, agora, produzida pelo método da Associação Livre e com o manejo da Transferência.

*Jacques Lacan. Linguagem. Desejo e Gozo.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Sem nunca desistir!

Tudo começa quando algumas coisas terminam. O ciclo de acontecimentos, determinadas situações são lições, são motivos para mudança, momentos que te deixam com sentimento de inferioridade, que pode ser usado como um escape, ou um estimulo para provar o quanto você é capaz, não que você tenha que provar alguma coisa à alguém, mas no sentido de sua saída por cima ser um novo estimulo, que prova para você mesmo que suas capacidades são ilimitadas, assim como todos nós seres humanos que possuímos um poder indiscutivelmente poderoso.

Nossa vontade é o nosso maior dom, pena sabermos usa-lo tão pouco, mas o fato de ter sido rebaixado para algum nível no qual você não se enxergue, ou não se enquadre, mas que por algum motivo ou atitudes te reduziram a este status, as vezes não percebemos quando incomodamos alguém, ou quando nossas atitudes afetam as pessoas ao redor, temos que nos policiar para que nossos atos, pensamentos, sentimentos para com o próximo ou para com nós mesmos sejam verdadeiros, que sejam de coração e com consciência de que é a atitude correta no momento.

Independente de como você foi afetado com o ato discriminatório, ou qual seja este ato, isso independe, somos estimulados por estas situações, nossa vontade se torna o mais poderoso dos poderes, nosso sexto sentido, nossa vontade de mudar, nossa vontade de se provar, nossa vontade de demonstrar para nós mesmos o quanto somos capazes de realizar tudo que desejamos.

Na maioria dos casos em que nós temos que se provar ou provar aos outros nossos valores, vem a partir do sentimento de rejeição, ou o sentimento de desvalorização de sua capacidade, personalidade, ou de indeterminados gestos ou situações em que você se sinta desvalorizado, menosprezado, você é maior que qualquer uma dessas situações. Se valorizar faz com que os seus sentimentos de inferioridade desapareçam, a dificuldade está em se aceitar como é e valorizar o que tem, partindo do princípio de que temos o que merecemos, atraímos tudo que temos de bom ou tudo que temos de ruim, nossas escolhas, nossos sentimentos para com os outros e principalmente para com nós mesmos refletem em nossa vida, se valorizar e se respeitar, respeitar o próximo, suas opiniões e suas escolhas.

Temos cada um seu espaço, todos temos os mesmos espaços e os mesmos direitos, apesar de que para algumas pessoas é um pouco mais complicado alcançar seus objetivos, para alguns o caminho é mais longo, mais doloroso, mais a luz no fim do túnel existe para todos, basta usarmos nossa vontade, tudo que queremos podemos possuir. O que você quer? Dinheiro? Carro? Mulher? Felicidade? Não importa o que você quer, o importante é o que vai fazer para conseguir, quão verdadeiro são os seus sentimentos, como você vai usar a sua vontade, acreditar que tudo é possível quando realmente queremos, empregar nossos sentimentos e pensamentos em algo que realmente nos realize de uma forma que nada mais pode, investir vontade naquilo que queremos. A realização de nossos sonhos é valoroso para nós mesmos, a partir da realização acreditamos realmente que tudo é possível, que podemos fazer o que tivermos vontade, insista no caminho atual de vida, e sempre se pergunte, esta realmente é a vida que queria ter? Realmente é este o caminho? Pergunte, mas pergunte somente a você, só você pode responder essa pergunta, a resposta te fará escolher qual o melhor caminho, e só o caminho que vem do coração é o certo.

Fazemos nossas escolhas e temos que ser responsáveis por elas, independente do caminho que encontre, seja ele satisfatório ou não, mas se escolhermos o errado temos sempre como voltar atrás, não para mudar o que foi feito porque o que passou, passou. Temos que aprender com o erro e dar a volta por cima, estamos sempre em constante mudança e temos que mudar algumas vezes para encontrarmos nossos sonhos no fim da linha. Muitas vezes deixamos passar algumas oportunidades por puro medo da mudança, nada acontece por acaso, de vez em quando recebemos sinais para que mudemos nossas atitudes, mas deixamos passar, somos acostumados a se acomodar com nossa situação, “ta ruim mais ta bom”, mudar é escolher um novo caminho e esse novo caminho pode nos levar por estradas não muito confortáveis, na maioria das vezes o mais fácil é o caminho que está em nossa frente, mais nem sempre esse é o caminho que nos fará realizar nossos desejos, temos que escolher muito bem.

Desistir é um ato covarde, resistir e insistir são atos de coragem e a coragem vem acompanhada de disposição, que nos fará nunca desistir do desejado e fará com que conquistemos essa tão desejada felicidade, o mundo a nossa volta está cheio de caminhos, não somente o certo e o errado como muitos dizem, o que é certo para mim pode ser errado para você, temos princípios diferentes e vontades diferentes, mas no final da tudo na mesma, se desejar e persistir conseguirá, se você se acomodar perderá tempo e sua fé, fé no que não importa. Não vou nunca deixar de acreditar em mim e no meu potencial, mais não vou ficar parado esperando as coisas acontecerem, vou atrás do que realmente me realiza.

Acredite em alguma coisa, acredite na força maior que nos governa, seja você Cristão, Judeu, Budista, Hare Krishina, Umbandista, Espirita ou qual for sua crença, tenha fé, fé é acreditar naquilo que não podemos ver, mas mesmo sem ver podemos sentir, não humanize Deus, não o crie a sua imagem e semelhança, acredite em você.

Para concluir, uma pequena citação...

"A semelhança da criatura com Deus é tão imperfeita que não chega a ser, o gênero comum, pois certos nomes que implicam relação de Deus com a criatura, deles se predicam temporariamente e não são eternos, deve se saber que quem ensinou que a relação não é uma realidade da natureza e sim da razão estão enganados, puramente enganados, estão errados, puramente enganados. Deus não é uma medida proporcionada ou medido, por isso não é necessário que esteja contido no mesmo gênero da criatura!"
*Jorge Ben Jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário