Subversão Analítica

Subvertendo as opniões e discutindo de forma honesta e crítica!

Com o pensamento voltado para o desejo, o desejo do Outro (grande outro), para diferenciá-lo do outro (pequeno), o objeto percebido e intencionado. Neste momento conceitual, a enunciação que aparece na relação de fala, comanda e produz os efeitos inconscientes, os tropeços na relação da linguagem. Há aí o pressuposto de que esse Outro, como lugar dos significantes, possa dar uma resposta à investigação analítica. A Psicanálise estaria propondo uma investigação do sentido da linguagem inconsciente. Seria a recuperação da verdade subjetiva, anteriormente investigada pela introspecção, agora, produzida pelo método da Associação Livre e com o manejo da Transferência.

*Jacques Lacan. Linguagem. Desejo e Gozo.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Reflexões!

Um garoto à procura de respostas

Pensamento, é só o que tenho, penso no que posso fazer, penso no que acontece ao meu redor, penso em saídas, penso em soluções, penso em todos os fatos que ocorrem diariamente, penso que poderia ser de outra forma, penso que talvez não tenha luz no fim do túnel, penso que se alguns encontram porque eu não encontro, penso em Deus e se ele existe, penso que se ele existe porque ele faz tantas pessoas tristes, penso no porque se eu sei tanta coisa e não consigo resolver problemas simples, penso que se um dia eu conseguir realizar meus sonhos como será que eu vou agir, penso que se pra todo labirinto existe uma saída, porque eu não à encontro? Penso que talvez a mentira, seja a única verdade a ser dita, penso que se o fim está próximo, porque eu vou me esforçar pra tentar resolver os meus problemas, e os dos outros?

Penso que a saída existe para todos, mas que para achar a saída se leva uma vida inteira, penso que as vezes uma vida inteira, não é o suficiente para encontrar todas as soluções para uma estadia melhor na terra, penso que cada um tem o seu papel, e sua função, uns serem só mais um, e outros terem o poder se serem abençoados com dons que os tornam diferentes dos demais, mais que mesmo assim é difícil achar a solução, penso que tudo que penso não vale de nada, se meus pensamentos pelos fatos mais corriqueiros, ou sobre os fatos mais importantes não me levam a lugar nenhum, por que penso tanto?

Muitos pensam, muitos acham que estão pensando por si próprio, e muitos pensam que vivem conforme suas próprias convicções, e estão felizes por serem livres, mas eu também penso, quem é livre no mundo de hoje? Se nascemos com uma linha de raciocínio já formada, apenas ao decorrer da vida escolhemos o caminho que mais nos agrada, ou o que seja mais fácil, o que esteja sendo explorado pela maioria, mais será que nós seguimos os caminhos certos? Será que nós somos realmente fiéis as nossas convicções? Ou nossas convicções são apenas idéias implantadas em nossa sociedade, para nos afastarmos cada vez mais de nós mesmos?

Na verdade, eu não sei de nada, e eu também acho que ninguém sabe de nada, porque se soubéssemos realmente de alguma coisa, não estaríamos cada vez mais nos afundando em nossa ignorância. E por isso, e só por isso, eu acho que vou continuar pensando sobre tudo isso que eu citei, e também sobre o que eu vier a conhecer pelo resto de minha vida, porque quem sabe se eu continuar pensando, eu não encontro a solução para todos os problemas, eu acredito, não sei no que, mais eu acredito em alguma coisa, mesmo que essa coisa seja mais uma mentira, mas como vou saber? Se esse mundo que nós vivemos é baseado em mentiras, em meras invenções do que achamos ser verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário