Subversão Analítica

Subvertendo as opniões e discutindo de forma honesta e crítica!

Com o pensamento voltado para o desejo, o desejo do Outro (grande outro), para diferenciá-lo do outro (pequeno), o objeto percebido e intencionado. Neste momento conceitual, a enunciação que aparece na relação de fala, comanda e produz os efeitos inconscientes, os tropeços na relação da linguagem. Há aí o pressuposto de que esse Outro, como lugar dos significantes, possa dar uma resposta à investigação analítica. A Psicanálise estaria propondo uma investigação do sentido da linguagem inconsciente. Seria a recuperação da verdade subjetiva, anteriormente investigada pela introspecção, agora, produzida pelo método da Associação Livre e com o manejo da Transferência.

*Jacques Lacan. Linguagem. Desejo e Gozo.

sábado, 3 de outubro de 2009

Exportando mais do mesmo

O Brasil já tem o seu representante no Oscar 2010, "Salve Geral", filme protagonizado por Andréa Beltrão e dirigido por Sérgio Resende. A fita tem como tema os atentados realizados pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) em maio de 2006, aonde 25.000 presos se rebelaram, 251 ataques foram realizados e resultou em centenas de mortes. Informações sobre os ataques do PCC.

Novamente, mais um filme tratando do assunto de violência social (guerra civil) será nosso representante no Oscar. Se a imagem do Brasil no exterior não é das melhores, a bancada selecionadora não ajuda muito, em meio a uma crescente produção de filmes nacionais, com diversos temas sendo tratados, a escolha de um representante é sempre óbvia, "deu certo outras vezes, vamos fazer de novo", esse deve ser o pensamento para a escolha de uma produção brasileira para concorrer a premiação.

Será que é disso que os "gringos" gostam? Ou eles gostariam de ver produções que tratem de assuntos mais abrangentes, e quem sabe mais originais? Cidade de Deus, Tropa de Elite e agora Salve Geral, temas identicos. Confronto entre criminosos e polícia, parece ser uma realidade constante dessa sociedade brasileira, tudo bem, o fato ocorreu, mas não precisa ser explorado com intuito sensacionalista, a idéia já está batida, nem os próprios brasileiros aguentam mais, querem ver histórias novas.

O básico aqui, é fazer filmes sobre conflitos urbanos, comédia ou romances globais, isso é o que é mais vendido como "qualidade cinematografica". Diversas produções são realizadas, mas as exploradas e mais divulgadas são sempre as mesmas, parece política, são sempre as mesmas caras. 

Com estréia prevista para o dia 30 de Outubro, a produção Besouro, que conta a história de um capoeirista, não se parece nada com uma produção típica brasileira, por isso, não pode nem ser cogitado como candidato/concorrente ao Oscar. Em todas as rodas de capoeira, o nome de Besouro é conhecido, trata-se de uma história real, de um capoeirista que viveu na Bahia na década de 20, dizia a lenda que ele possuía poderes sobrenaturais e lutou contra os os fazendeiros escravagistas.

É um filme de ação, com sequências de luta ao estilo de Kill Bill e O Tigre e o Dragão, para dar mais credibilidade ao filme, foi chamado para coordenar as sequências de ação, o tailândes Huen Chiu Ku, responsável pela coreográfia de luta dos filmes já citados. Um filme que aborda um tema importante de nossa história e pouco explorado pelos diretores brasileiros. Dirigido pelo publicitário João Daniel Tikhomiroff, o filme por não ter a fórmula batida, pode tero diferencial que vai fazer Besouro voar alto.



Segue para o deleite de todos um trailer da produção.

Besouro (Trailer Oficial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário