Subversão Analítica

Subvertendo as opniões e discutindo de forma honesta e crítica!

Com o pensamento voltado para o desejo, o desejo do Outro (grande outro), para diferenciá-lo do outro (pequeno), o objeto percebido e intencionado. Neste momento conceitual, a enunciação que aparece na relação de fala, comanda e produz os efeitos inconscientes, os tropeços na relação da linguagem. Há aí o pressuposto de que esse Outro, como lugar dos significantes, possa dar uma resposta à investigação analítica. A Psicanálise estaria propondo uma investigação do sentido da linguagem inconsciente. Seria a recuperação da verdade subjetiva, anteriormente investigada pela introspecção, agora, produzida pelo método da Associação Livre e com o manejo da Transferência.

*Jacques Lacan. Linguagem. Desejo e Gozo.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Procura-se Ideologia

Alguma ideologia não tem valor de mercado? Aliás, existe alguma ideologia nos tempos atuais? Ninguém defende ideais, o mundo sente falta dos rebeldes. alguns rebeldes sempre estiveram ligados ao Rock e os roqueiros sempre foram sinônimo de atitude, mas também não vejo atitude nenhuma no rock hoje.

Procura-se uma ideologia, “Ideologia, eu quero uma para viver”. Onde estão as propostas de mudança e os novos conceitos para desestruturar o “sistema”? Ouve uma mudança nos conceitos, a atitude virou mercado e se tornou “aceitação”. Defender aquilo em que acredita é coisa do passado.

Alguém por aí tem alguma ideologia para vender? Um anúncio nos classificados dos jornais não seria uma má idéia. O mundo precisa urgentemente de uma revolução, muitos discursos bonitos e pouca ação eficiente.
Dizem por aí que o planeta está sofrendo uma mudança, até se percebe realmente uma mudança, o difícil é saber o que essas mudanças vão causar. Existem coisas que nunca mudam, aquela mínima parcela dos bem abastados está diminuindo. Mas se está diminuindo é bom, né? Sim, para os poucos que restarem com as maiores fatias das riquezas do mundo.

Uma nova idéia de sistema poderia surgir alguma hora dessas, não existem mais filósofos? Ou eles também não conseguem dizer nada de novo para uma transformação comportamental? Alguém por favor tome alguma atitude! Vender ideologia já está virando uma necessidade de sobrevivência.

Perdidos e sem rumo, parecem ser assim os passos da humanidade, todos muito preocupados com o sucesso social, profissional e lógico o econômico, ou até mesmo (como a grande maioria) preocupados em como poderão conseguir um conforto maior para sua família.

Parecem todos desesperados. Não se ouvem palavras positivas e prospecções de um futuro melhor e mais justo, será isso que assusta a humanidade?

O medo de no próximo mês não ter o que dar de comer a sua família pode ter feito com que o João Gordo, aquele vocalista da banda punk Ratos de Porão e que foi apresentador da MTV por 13 anos, assinar um contrato com a Record. Sim, aquela mesma emissora administrada pelo criador da Igreja Universal, aquela mesma que o João Gordo tanto desdenhou, tanto em letras de música como em declarações.

Será um sinal de que a ideologia não sustenta ideais que sejam suficientes para serem defendidos e que não tenham valor de mercado? Alguém se habilita em defender alguma causa? O mundo precisa urgentemente de uma inspiração.

*Carta Endereçada para a Caixa Postal da Cidade dos Sonhos que Ainda não se Perderam.

Papai Noel, este ano eu me comportei direitinho e acredito que eu mereça receber um presente. Eu gostaria de ganhar uma maleta com a solução de todos os problemas, o presente é para mim, mas eu vou dividir com todo mundo.

Obrigado por ler a minha cartinha Papai Noel.

Atenciosamente,

Eduardo Alves

3 comentários:

  1. Quem sabe não sejamos nós os filósofos do hoje. Gente que vê, que sente, mas que ainda não tem como mudar o mundo. Ainda, porque enquanto restar vida em mim, resta a esperança de um mundo melhor. Eu acredito, e vc?

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito, eu quero acreditar, tenho que acreditar, aliás, todos nós temos que acreditar. Só se acreditarmos é que poderemos causar alguma diferença e mudança...

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito nessa idéia de mudar assim como acredito em papai noel. hahaha.
    viva o seu texto revoltado!

    ResponderExcluir