Subversão Analítica

Subvertendo as opniões e discutindo de forma honesta e crítica!

Com o pensamento voltado para o desejo, o desejo do Outro (grande outro), para diferenciá-lo do outro (pequeno), o objeto percebido e intencionado. Neste momento conceitual, a enunciação que aparece na relação de fala, comanda e produz os efeitos inconscientes, os tropeços na relação da linguagem. Há aí o pressuposto de que esse Outro, como lugar dos significantes, possa dar uma resposta à investigação analítica. A Psicanálise estaria propondo uma investigação do sentido da linguagem inconsciente. Seria a recuperação da verdade subjetiva, anteriormente investigada pela introspecção, agora, produzida pelo método da Associação Livre e com o manejo da Transferência.

*Jacques Lacan. Linguagem. Desejo e Gozo.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Mitologia do Ben

Poesia, amor, ritmo, suingue, samba, rock, soul-funk, baião, cotidiano, filosofia, morro, asfalto, senzala, ingredientes básicos da formação mitológica do Ben.

Jorge Ben e seu Flamengo, o futebol, Deus, suas mulheres com nomes de flor, a mitologia urbana, mística, sensual e poética. Explorador de conceitos literários e sonoros, criando um universo que pode claramente ser intitulado de “Universo Jorge Ben Jor”. Transitando por todos os ritmos e culturas, indo do Grego Antigo ao cotidiano das senzalas e morros, construindo assim, a mitologia do Ben.

Regados de sentimentos, assim são os versos deste compositor único, que explora a mitologia urbana unida a filosofia mundial. Sábio, com extrema sensibilidade soube resgatar a essência da cultura batizada como “inferior”, “primitiva” pelos complexados e colonizados críticos acadêmicos que se sentem ameaçados pela sua intuição. Intuição que sincretizou o rock ao mais puro jeitinho brasileiro.

O mito de Hermes Trismegisto ao conhecimento prático de Santo Tomás de Aquino, o universo místico dos alquimistas ao cotidiano, mitos e atmosferas da nação, a linguagem ideogrâmica das histórias em quadrinhos à literatura de Machado de Assis. Universos distantes que inspiram no desenvolvimento do universo único e místico de Jorge Ben Jor.

A sua impressionante facilidade de comunicação imediata com os mitos e atmosferas, sendo compositor, cantor, músico, bandleader e como arranjador Ben Jor é único, inovador e fiel as suas convicções musicais e filosóficas. Impossível ser classificado, “esse samba que é misto de maracatu”, conquistou o mundo e a unanimidade dentro do cenário musical brasileiro.

Pode-se dizer que foi o único artista que transitou por todos os movimentos musicais na década de 60 e 70. Era a exceção que participava ao mesmo tempo de programas de MPB, Jovem Guarda e do Tropicalismo, a exceção que fez do samba um rock com cara de música popular brasileira. Gravou discos com os maiores nomes da música brasileira, como Gilberto Gil, Chico Buarque, Caetano Veloso, entre outros.

Sua paixão pelas mulheres, sempre idealizadas por ele como sendo – “Feminina, companheira, sexy, inteligente, amante, caprichosa, sutil, maliciosa e gostosa”. Um romântico, em todos os sentidos da palavra, pelo amor de uma mulher, pelo amor de estar vivo, pelo amor ao futebol. Revolucionário e romântico. Poeta das multidões, o artista que em cima do palco não deixa ninguém parado.

Ele pode ser descrito como o “Homem da Gravata Florida”, “Charles Jr”, “Jorge de Capadócia”, “O Namorado da Viúva”, “Hermes Trismegisto e Sua Celeste Tábua de Esmeralda”, ou pode ser identificado em qualquer outro dos inúmeros personagens criados por ele. Lembrando que “a semelhança da criatura com Deus é tão imperfeita que não chega a ser um gênero comum”, “Assim Falou Santo Tomás de Aquino”, acredita que precisa salvar os “Velhos, Flores, Criancinhas e Cachorros”, e que com a sua mania sensual “Ive Brussel” vai acabar conquistando-o. Meu querido “Zagueiro”, “Errare Humanun Est”, nada de se abater, “Mas que nada” te digo que “A Banda do Zé Pretinho” chegou para animar a festa. Jorge será sempre o “Amante Amado” e dirá “Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite” para a “Menina Mulher da Pele Preta” todos os dias para fazê-la feliz, porque “Menina Bonita Não Chora”. “Cuidado Com o Bulldog”, “Se Segura Malandro” esse é o “Samba Esquema Novo”. “Salve Simpatia!”

*Texto desenvolvido para uma revista experimental, "TudoJunto".

Aqui eu deixo um momento dessa história mistica.

Faixas:
01. Criola
02. Domingas
03. Cadê Tereza
04. Barbarella
05. País Tropical
06. Take It Easy My Brother Charles
07. Descobri Que Sou Um Anjo
08. Bebete Vãobora
09. Quem Foi Que Roubou a Sopeira de Porcelana Chinesa Que a Vovó Ganhou da Baronesa
10. Que Pena
11. Charles 45

2 comentários:

  1. Jorge Ben, sou suspeita pra falar! Mas este cd eu ainda não tenho, baixandoo!

    Bjs!
    =D

    ResponderExcluir
  2. Eu também sou Ben suspeito pra falar do Ben, ainda mais porque o que ele faz melhor, ele faz muito Ben... rss

    ResponderExcluir