Subversão Analítica

Subvertendo as opniões e discutindo de forma honesta e crítica!

Com o pensamento voltado para o desejo, o desejo do Outro (grande outro), para diferenciá-lo do outro (pequeno), o objeto percebido e intencionado. Neste momento conceitual, a enunciação que aparece na relação de fala, comanda e produz os efeitos inconscientes, os tropeços na relação da linguagem. Há aí o pressuposto de que esse Outro, como lugar dos significantes, possa dar uma resposta à investigação analítica. A Psicanálise estaria propondo uma investigação do sentido da linguagem inconsciente. Seria a recuperação da verdade subjetiva, anteriormente investigada pela introspecção, agora, produzida pelo método da Associação Livre e com o manejo da Transferência.

*Jacques Lacan. Linguagem. Desejo e Gozo.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O Mundo em Nossas Mãos!

Mundo maluco este não? Todos os dias fazemos milhões de perguntas para que possamos pelo menos entender um pouco dele. As respostas são apenas detalhes, porque o que realmente importam são as perguntas e a maior parte delas são sem resposta, mesmo que não tenhamos respostas, não devemos perder essa nossa ânsia por saber sobre algo.

As perguntas mais comuns são: de onde viemos? Para onde vamos? Será que tem alguém que nos vigia e nos puni por nossos atos? Perguntas essenciais para a nossa existência, morreremos e não teremos as respostas para estas perguntas, não podemos é parar de se perguntar.

O homem criou Deus a sua imagem e semelhança, para que assim pudesse se entender melhor, e ter um refúgio no que acreditar, criar um homem perfeito no qual possamos nos espelhar, faz parte da fraqueza humana e em muitas vezes é de onde tiramos as nossas forças para superar obstáculos.

Quando entendermos que nós somos deuses perfeitos de nós mesmos, que tudo o que precisamos está dentro de nós, talvez possamos entender melhor sobre a nossa existência. Não criemos expectativas sobre um governo divino, vamos governar as nossas vidas, não vamos permitir que governem ela por nós com criações mundanas de divindades. Um Deus existe em algum lugar no plano espiritual, ele só não comanda a sua vida e não te pune por nada, você faz isso sozinho, “você tem o livre arbítrio”.

A partir do momento que nos entendermos como seres absolutos, teremos boa parte das respostas existenciais. Será que estamos sozinhos e nada mais existe além daqui? Não, “existem mais coisas entre o céu e o inferno do que pode explicar a nossa vã filosofia”, então filosofaremos sobre o universo e sua força motora, não estamos sozinhos, com certeza existem vidas espalhadas por esta vastidão do universo que fazem as mesmas perguntas que nós fazemos por aqui, só não devemos nos entregar a perguntas vagas.

Talvez já recebemos visitas estelares de seres que se perguntam como vivemos, como sentimos e como entendemos tudo isso, somos bebês ansiosos por aprender sobre nós mesmos. Aprenderemos a dar os primeiros passos para uma realidade criada por nós e não por um alguém que um belo dia resolveu que iria criar um planeta e depositar vidas inteligentes nele. Evoluímos juntos com o universo e avançaremos dimensões para a compreensão total, quem sabe um dia, em um futuro distante nossa raça não compreenda tudo.

Alguns passaram por aqui para tentar explicar, Jesus, os Budas, Gandhi entre outros seres iluminados, mas a maioria se entregou a idolatria dos homens e não se atentaram para os ensinamentos de desapego material e mundano, pois é este o responsável pela nossa cegueira. À partir de agora seremos atentos aos ensinamentos espirituais, vamos apenas sentir a força, ela está dentro de você. "Que a força esteja com você!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário